Projeto aLeR+ 

"Recordar é viver!" - lembremos o nosso Projeto a LeR+ "Viver o Património no AESIA", baseado na obra trabalhada transversalmente  "Quinta de Vale de Flores - O Segredo das Abóboras".

3 anos se passaram, mas permanece a gratidão e o reconhecimento a todos que, excelentemente, responderam ao nosso desafio! 

 https://www.facebook.com/photo?fbid=1275610529239627&set=pcb.1275610612572952


Projeto "VIVER O PATRIMÓNIO NO AESIA" 2021

Como vem sendo regular a Biblioteca Escolar AESIA elaborou a candidatura ao Projeto aLeR+, tendo sempre por finalidade a adaptação às novas exigências que a sociedade da informação e de formação para a cidadania proativa, responsável, colocam atualmente às escolas e às Bibliotecas Escolares, concorrendo para oferecer condições de forma a conceber ambientes flexíveis adaptados às necessidades dos utilizadores. Assim, pretendemos realizar um conjunto de atividades que consolidem as "Aprendizagens Essenciais" e promovam o gosto e a prática regular da leitura, nas suas várias vertentes, pressupondo o desenvolvimento de literacias múltiplas, enquanto alicerces para aprender e continuar a aprender ao longo da vida. 

Dando continuidade ao tema "Viver o Património no AESIA", este ano vamos promover a leitura de um autor/ ilustrador que é docente no Agrupamento, e que assim pode desenvolver atividades em proximidade e em articulação com toda comunidade escolar. A temática dos afetos, dentro do atual contexto, pretende ser trabalhada e partilhada, contando com a colaboração ativa do "Clube dos Afetos", dinamizado por uma Animadora Cultural, que será também uma mais valia para este projeto. 

De uma forma sumária, consiste na leitura e exploração das obras "O homem que carregava pedras", de Marco Taylor - pré- escolar e 1o ciclo; - "O rapaz que conheceu o homem que carregava pedras", de Marco Taylor - 2o e 3o ciclos, com base numa sugestão de guiões e atividades criadas para direcionar as aprendizagens a realizar por Ciclos e áreas de saber (Departamentos). 

A existência de três concursos que decorrerão ao longo do ano servirá para aliciar a leitura das obras e incentivar a prática desta em contexto educativo, utilizando novos espaços e recursos de aprendizagem, indutores de novas e diferentes metodologias ativas, a integração de novas ferramentas digitais(tendo como base de divulgação o blogue da biblioteca), bem como o estreitamento da colaboração entre os vários intervenientes no processo de ensino-aprendizagem num concertar de esforços focados nas competências essenciais e numa maior intencionalidade no processo de ensino-aprendizagem e na aprendizagem, tendo como objetivo último o desenvolvimento das áreas de competências inscritas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória".

Prevê-se ainda a partilha com o Centro de Dia de Santa Iria de Azóia, na prática regular de abrir a escola à comunidade e promover a sempre enriquecedora troca de experiências/conhecimentos. Contamos , mais uma vez, com a forte e enriquecedora participação dos docentes, alunos, encarregados de educação e outros parceiros de longa data : Rede de Bibliotecas Escolares, Câmara Municipal de Loures e Biblioteca Municipal José Saramago, União de Juntas de Freguesia de Bobadela, São João da Talha e Santa Iria de Azóia, Associação de Defesa do Património Artístico e Ambiental de Santa Iria de Azóia, estando sempre recetivos a bem receber outros novos parceiros que connosco desejem colaborar!

Projeto "VIVER O PATRIMÓNIO NO AESIA" 2020

O Projeto aLeR+ "Viver o Património no AESIA", elaborado pela equipa da BE e aprovado em Conselho Pedagógico, pretende envolver todas as turmas do AESIA, desde o Pré Escolar ao 9º ano de escolaridade, indo, este ano e mais especificamente, ao encontro do programa das novas disciplinas oferta curricular de escola PAD (Património e Desenvolvimento) e PAC (Património e Cidadania) e "À Descoberta das Palavras". A obra selecionada, no ano transato, "Quinta de Vale de Flores - O Segredo das Abóboras" continuará a ser o alicerce das várias iniciativas a desenvolver no presente ano letivo.

Contudo, a amplitude de "Viver o património no AESIA" situa-se para além de um livro, chamando até ao AESIA, através da sua BIBLIOTECA, toda a comunidade e indo também ao encontro dela, ainda que a leitura seja a sua principal aposta, todas as demais competências pretendem ser trabalhadas.

Este Projeto surgiu, no âmbito do Plano Nacional de Leitura, LeR+ 2020/27, tendo sido o AESIA o primeiro agrupamento do concelho de Loures a ser convidado a participar nesta segunda fase, o que foi grande motivo de orgulho e fonte de reconhecimento do trabalho que a nossa Biblioteca tem vindo a desenvolver desde sempre, junto dos seus alunos, dos docentes, da comunidade educativa, tendo por principais e sempre prestáveis parceiros a União de Juntas de Freguesia da Bobadela, São João da Talha e Santa Iria de Azóia, a Câmara Municipal de Loures, a Associação de Defesa do Património Ambiental e Cultural de Santa Iria de Azóia e a Rede de Bibliotecas Escolares, forte impulsionadora da nossa missão. 

Tem sido um projeto deveras enriquecedor e aglutinador, procurando otimizar esforços, articular saberes e concertar experiências, apostando na qualidade dos trabalhos produzidos assim como no empenho, dedicação e competência de todos os parceiros envolvidos, a quem, deixamos desde já o nosso agradecimento.


Com o objetivo de desenvolver a competência leitora, promover o gosto do contacto com os livros ,desenvolver conhecimentos e capacidade crítica e no sentido de reforçar o desenvolvimento das literacias digitais, foi criado o projeto Encontros com Históri@s. Este comtemplou todos os alunos do ensino pré escolar e do primeiro ciclo de todas as cinco...

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora